A proximidade do Natal coincide para muitos com o final do semestre de aulas e o início do período de exames. Assim, chegou o momento de preparar a época das avaliações, mesmo se essa começou na primeira semana de aulas, como recomendo pelo KeepUp. Porém, há quem não acredite nessa abordagem, ou simplesmente cedeu facilmente à procrastinação, ou prefere mesmo o stress de ter pouco tempo para estudar. Neste cenário de um estudo urgente é possível garantir o sucesso?
Estudo Urgente… e agora?
A minha estratégia foi sempre estudar à última da hora. No meu tempo não se falava de produtividade académica. Ou te “safavas”ou não te “safavas”. Hoje fala-se mais porque os tempos o exigem. A inovação tecnológica não chegou ainda aos patamares da ficção científica que assisti no ”Regresso ao Futuro II” quando era adolescente, mas não deixa de evoluir a um passo vertiginoso.
A chave para lidar com essa evolução passa por melhorar substancialmente a nossa capacidade de aprender, re-descobrir o gosto de o fazer e cada vez mais rápido. Assim, podes sempre aproveitar este período para treinar essa capacidade em aprender.
Tudo passa pela organização desse tempo de estudo de modo criterioso, maximizando a concentração e minimizando o número de distracções. Proponho quatro estratégias.
#1. Jejum virtual
Está demonstrado que o jejum por 3 dias pode re-iniciar o sistema imunitário de uma pessoa. Pelo facto de consumirmos cada vez mais irrelevância através de um uso constante das redes sociais, a hipótese que formulo é a de que o período de exames pode ser um bom motivo para re-iniciar o sistema de concentração.
Experimenta jejuar das redes sociais e do consumo virtual durante o período de exames, de modo a dar espaço e tempo à mente para se dedicar mais à concentração.
#2. Exercício físico
O exercício físico não serve para perder tempo. Pelo contrário, o facto de caminhares ou correres, ou praticares outro desporto, promove o bombear do teu sangue para o cérebro. Além de melhorares a tua saúde física, aumentas a capacidade de reter a matéria na memória, ou articular os conhecimentos.
#3. A força dos hábitos diários
Leva algum tempo primeiro que algo positivo para o teu desempenho se torne um hábito. Se consideras que o stress dos exames serve de motivação adicional porque desejas ter sucesso, aproveita-a. Começa agora os hábitos diários de:
- planear no dia anterior o estudo do dia seguinte;
- inventar uma recompensa de cada vez que consegues cumprir o que planeaste;
- dormir pelo menos 7h por dia;
- ter um cuidado extra na alimentação e hidratação ao longo do estudo.
#4. Partilhar a responsabilidade do estudo urgente
Sempre que possível, procura alguém com quem possas partilhar, reciprocamente, a responsabilidade pelo cumprimento do estudo planeado. Alguns sozinhos chegam ao sucesso mais rápido, mas juntos somos mais a chegar mais longe.
Questão: conheces alguma outra estratégia de estudo que ajude a lidar com ter de estudar à última da hora?